




Dia 7 de Março de 2010, por volta das 11h00 seguimos caminho para Portel para o Evento chamado Congresso das Açordas. Sinceramente, achei que ia passar fome, pois não gosto de açorda. Ou melhor, não gosto da açorda que o meu pai faz porque tenho uma enorme dificuldade de comer pão molhado...
Mas as açordas alentejanas são outra coisa. O meu pai faz açorda de bacalhau e mistura o bacalhau em lascas com o pão, envolvendo tudo na água de cozer o bacalhau. Fica tipo migas.
As açordas alentejanas têm o pão em pedaços. Assim, pude comer o caldo com os ingredientes e deixei o pão! Problema resolvido.
Após um breve olhar pelos restaurantes presentes no recinto, optámos por ir ao restaurante Vauban, um restaurante pedagógico da Escola Profissional Da Região Alentejo. Aqui ofereciam 4 açordas pelo preço de 1. Pagámos 10€ por pessoa e, em estilo de boufet, degustámos as 4 açordas oferecidas no pacote: Açorda de Espargos, Açorda de Bacalhau, Açorda de Enchidos e Açorda de Cação.
4 Açordas é de se ficar completamente empanturradao... mas nada que não estivesse já previsto pois precisámos de energia para subirmos a colina até ao castelo. Do castelo apreciámos belas vistas de casarios brancos e de horizontes infindáveis.
Uma cidade pequena, pacata, mas tipicamente alentejana que vale a pena visitar fora destes eventos de amplitude nacional, apenas para quem aprecia um bom silêncio alentejano.